sábado, 6 de fevereiro de 2016

Os Sete Chakras Principais



Os Sete Chakras Principais e Suas Respectivas Funções no Corpo Humano

       A palavra Chakra vem do sânscrito e significa roda de luz. O sânscrito faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da Índia. Os chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. São eles: corpo físico, emocional, mental e energético. A principal função dos chakras é absorver a energia proveniente do sol e alimentar a aura energeticamente e espiritualmente.
       Os chakras representam a nossa vibração, tanto física quanto mental. Quando você não está bem fisicamente ou com dor, o mais provável é que alguns estejam fechados. Da mesma forma ocorrem com os pensamentos e sentimentos negativos, ao nos sentirmos assim acabamos bloqueando-os mais. Temos uma certa tendência muito forte para focar mais nos acontecimentos negativos do que nos positivos.
       Ele está presente na anatomia dos seres humanos, animais e nas plantas. Quando um ou mais chakra se encontra desequilibrados eles com certeza irão influenciarem negativamente em todo seu ser. Ao inverso, chakras harmonizados trará muita paz e felicidade para você.
     Os chakras principais são em número de sete, mas também existem muitos outros secundários menores. Cada um dos sete chakras principais funciona em relação com uma glândula de nosso corpo e com relação a determinadas funções.
     Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano. Os situados na parte mais inferior de nosso corpo são relativos ao nosso lado instintivo, os situados na parte superior são relativos ao nosso lado mental.
     Cada um corresponde à uma cor do arco-íris que são: vermelho, violeta, laranja, anil, amarelo, azul e verde e estão localizados da base da coluna até o topo da cabeça.

Você sabe que quando os Chakras estão desarmonizados nós adoecemos?
Veja um Método simples e prático de harmonização e abertura dos Chakras, Um Guia Completo: AQUI.

     Primeiro Chakra ou Chakra Básico: Situa-se na coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais e representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Representado na cor vermelha.
    Está ligado às glândulas suprarrenais, responsáveis pela produção e liberação de adrenalina no nosso organismo. Está vinculado à nossa existência terrena e à nossa sobrevivência. Atua na coluna vertebral, nos ossos e nos rins.
      A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.
     Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de dinheiro, atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta preocupação exagerada pela própria sobrevivência. Quanto mais aberto, melhor está a energia e a sua disposição. Desenvolvendo a nossa capacidade de lidarmos com dinheiro, dá um rumo na vida e realizações dos ideais.

      Segundo Chakra ou Chakra Umbilical: Situa-se no baixo-ventre, abrangendo toda a região onde ficam localizados os órgãos genitais. Neste local, a energia é responsável pelos desejos, emoções, prazer, sexualidade e o cuidado por si. Este chakra é representado pela cor laranja.
      Está ligado às glândulas sexuais, ovários e testículos. É o chakra da sexualidade e da criatividade. Energias primárias como a paixão correm por este canal. Atua nos órgãos do aparelho reprodutor.
     As funções principais do Chakra Umbiligal são: sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do eu através da sexualidade e da criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimento de culpa e medo, tudo é pecado.
     Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir tudo e todos. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente. Quanto mais aberto, melhor é a nossa capacidade de nos tornarmos seres sensíveis e emocionais. E nos mostra também que sabemos lidar de forma segura com os sentimentos.
      Terceiro Chakra ou Chakra do Plexo Solar: É o chakra da auto expressão, mais relacionado a nossa personalidade. Representado na cor amarela. Este chakra mostra a relação da vontade com o poder. Localiza-se na região do diafragma acima do umbigo. Por ele fluem as energias emocionais, reunindo informações, sentimentos e percepções.  É onde se estabelece o ego de cada indivíduo representando a sua força.
    O centro físico desse chakra corresponde ao pâncreas, cuja função primordial é a transformação e digestão dos alimentos. Também mostra como está nossa digestão emocional. O pâncreas produz o hormônio insulina, equilibrador do açúcar no sangue.
     Quando está desequilibrado acontece o desordenamento nas secreções gástricas e disfunções das glândulas salivares e claramente podemos perceber que a pessoa é invejosa, ciumenta e sofre de complexo de inferioridade. Com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar e digerir os problemas e as situações. Em quantidade de energia baixa a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita, reclama de tudo e com todos. Estando mais equilibrado e aberto mostra a autoconfiança da pessoa. Visualizando um mundo mais harmonioso e confiante.
           Quarto Chakra ou Chakra Cardíaco: É o chamado chakra do coração, situado na altura do coração, onde é responsável pelo amor que sentimos aos outros e a nós mesmos. Também é o chakra da gratidão e generosidade que não se limita apenas ao amor pela outra pessoa, mas pela humanidade toda. Representado na cor verde. Este é o responsável por unir todas os outros, servindo-o como uma ponte, mostrando o equilíbrio ou desequilíbrio.
Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais, por simbolizar o centro das emoções. É também responsável pelos sentimentos e as emoções.
        É o controlador do timo, a glândula responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. Ele atua nos órgãos do aparelho circulatório.
         Quanto mais aberto ele estiver, maior será nossa capacidade de amar um círculo de vida cada vez mais amplo. Gerando estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações. Quando em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, tanto para sim, como para os outros. Tem uma forte instabilidade emocional reprimida com sensação de opressão ou aperto no peito.
       Quinto Chakra ou Chakra Laríngeo: Situa-se na garganta é por onde ocorre a inspiração, a criatividade e a boa expressão. Representado na cor azul clara, quando bem equilibrado mostra a clareza e compreensão da pessoa ao conversar, se mostrando disposta a ouvir e falar.
      Está ligado às glândulas tireoide e paratireoide, que regulam o metabolismo do corpo. Atua nos órgãos fonéticos e também do aparelho respiratório. 
      A sua função principal é o se expressar. Por isso, a auto expressão e a comunicação são as palavras-chaves. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos no momento exato.
     Quando fechado, faz com que a pessoa não consiga se expressar e provoca distúrbios vocais. Em desequilíbrio apresenta problemas na comunicação. Nesse caso, a pessoa pode falar demasiadamente ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. 
      Sexto Chakra ou Chakra Frontal: Conhecido como o Chakra do Terceiro Olho. Representada na cor azul índigo, situa-se na fronte, entre os olhos. É a chave do discernimento, da intuição, da imaginação, do conhecimento e da percepção. Resumindo, nossa espiritualidade.
      Está ligado à glândula pituitária, que é responsável pela segregação de vários hormônios importantes, dentre eles a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar. Atua nos órgãos do sistema nervoso, visual e auditivo.
      A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.
     Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos e bem equilibrado nos torna mais seguros e conectados ao presente.
       Sétimo Chakra ou Chakra Coronário:  É representado pela flor de lótus na cor violeta no formato de uma coroa, fica no topo da cabeça e mostra a nossa identificação com um ser maior, ou melhor, um plano espiritual. É este o canal que nos conecta com a meditação e com a energia Reiki. Pois nos liga com o Alto, a energia superior e o universo.
     Ele controla a glândula pineal que é responsável pela produção de melatonina, a substância reguladora do sono. Atua nos órgãos do sistema nervoso cerebral e autônomo.
     A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.  Podendo assim dizer é o portal da espiritualidade, conectando nosso cérebro físico à nossa mente espiritual.
    Quando fechado, impacta em doenças nervosas e aberto mostra a nossa espiritualidade. Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.



Que Acho das Informações? Quer Saber Mais? CLIQUE AQUI!

Elizabete Rai




Nenhum comentário:

Postar um comentário